domingo, 3 de novembro de 2013

Escolhas!

Nossa vida é referenciada e baseada em única e exclusiva palavra: ESCOLHA!
Nossa vida é feita de escolhas. Somos produto de nossas escolhas!
Hoje você faz suas escolhas, amanhã as suas escolhas fazem você.
Depois de certa idade começamos a praticar a escolha... e uma vez que começou ... é escolha até o fim.
Escolhemos:
·        O que, quando e se vamos comer;
·        Que roupa usar;
·        Por qual caminho vamos andar;
·        A profissão;
·        A escola, faculdade;
·        A pessoa para namorar, casar;
·        Qual igreja iremos frequentar;

De uma forma geral, desde a pequena (roupa) até a maior (casamento) somos individuais e soberanos nas nossas escolhas.
Quantas vezes já ouvimos:
·        A vida é minha, faço dela o que bem entendo;
·        O dinheiro é meu compro o que eu quero;

Pois é, Jonas tbm teve essa opção, em escolher ir ou não para Nínive.


José Eustáquio (presidente da província de Alagoas 1880): “Quando minha escolha é consciente, nenhuma repercussão me assusta; Quando não é, qualquer comentário me balança.”

Exemplos de escolhas:

ü Genesis 4.1-16 (Caim e Abel)
Acontecimento simples, mas de grande lição: Escolha!!
Vs7: “... se não fizer o bem, não será aceito?”... >> escolha: fazer o bem ou não!!
Infelizmente optou por não fazer o bem, e a consequência foi: MALDIÇÃO!!! (vs.10).
Influência para a escolha: Inveja. D’us aceitou o sacrifício de Abel, mas o dele não.
      Precisamos tomar cuidado com o que nos influencia em nossas ESCOLHAS!
·        Vou namorar/noivar/casar. O que está te influenciando para tomar essa decisão?
·        Vou estudar em tal escola.
·        Vou participar no Ministério de Louvor, Dança, Zeladoria, Evangelismo.

Podemos aprender com Caim que, D’us não muda com nossas escolhas, mas nossas escolhas nos mudam para com nosso D’us.

ü II Reis 4.8-37 (Sunamita)
Outro acontecimento muito lindo.
            Suném: Lugar de Repouso.
            Após a constatação da morte de seu filho, a sunamita optou por uma de duas ESCOLHAS:
1-    Ficar chorando e se lamentando;
2-    Agir a fé!
PASSOS:
1-    Entrou no quarto do profeta – O profeta sendo boca de D’us na terra – entrou na presença de D’us;
2-    Deitou-o na cama – Entregou nas mãos de D’us;
3-    Fechou a porta – Deixou D’us fazer.

Agiu, não ficou parada onde estava, foi até Eliseu.
Influência para a escolha: Presença de D’us em sua casa.

Nossas escolhas devem ser feitas baseadas na presença de D’us em nossa vida.
Gl 2.20 – “não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim”.

A melhor escolha que podemos fazer é: Se entregar a D’us e deixar Ele cuidar de você.



Juliano Son – Livres – “Leva-me”
“Leva-me ao lugar onde não há oque temer, oque temer
Além das escolhas que eu vivo a fazer, por AMAR VOCÊ!”

Será q a escolha de CAIM foi baseada no AMOR Á D’US?
Será q q escolha da SUNAMITA foi baseada no AMOR Á D’US?
E A NOSSA ESCOLHA? É BASEADA NESSE MESMO AMOR?
Nós o amamos pois Ele nos amou primeiro!! (Jo 4.19) – como não retribuir esse mesmo amor nas escolhas que tomamos!!

QUAL SERÁ A SUA ESCOLHA ESTA NOITE!!

“... escolha a vida para que vivas.” Dt. 30.19




MAS EU ESCOLHO D’US! EU ESCOLHO SER AMIGO DE D’US!!
D’us muda circunstâncias

Atos 7.58; 8.1-3; 9.1-2

Podemos encontrar em cap 7.58 que Saulo era “JOVEM”!

Que tipo de homem foi esse Saulo? Enquanto os discípulos de Jesus, os apóstolos estavam levando a Palavra, o tal Saulo só atrapalhando.

Atos 9.3-6 – D’us deixa Saulo no estreito, mas não fala nada do que queria lhe fazer, diz apenas para entrar na cidade!!

Enquanto isso, D’us vai até Ananias – vs10-15.

ESTE HOMEM É UM INSTRUMENTO ESCOLHIDO!!

D’us mudou completamente a realidade de Saulo! Ele passou a ser usado por D’us para levar e difundir sua palavra, cuidar das igrejas ... algo completamente diferente que estava acontecendo!

JOÃO 6.1-15

D’us transforma as circunstâncias com o que temos em mãos!
Aqui o que os discípulos tinham em mãos era o que o rapaz tinha levado – 5 Pães e 2 Peixes!

Provavelmente era seu alimento, mas abriu mão do meu para o nosso!! Visão de Reino!!

I SAMUEL 17.3-7; 16-24; 28-40; 41-47

Não tem como falar de jovem nas mãos de D’us sem citar Davi!
Davi, ruivo, boa aparência, pastor de ovelhas – das malhadas.

Vs. 3-7 – Situação, circunstâncias;
Vs. 16-24 – Não importa o tempo da situação, D’us sempre irá nos trazer suprimentos, cuidando de nós;
Vs. 28-40 – Pessoas podem nos olhar com desprezo, mas sabemos quem somos em Cristo.
Novamente, D’us muda as circunstâncias com aquilo que temos nas mãos, nas nossas mãos (vs. 38-40)!
Vs. 41-47 – A batalha é do Senhor! É Ele que muda as circunstâncias da nossa vida, não é por força!

Ás vezes passamos por situações que a única vontade é de SUMIR! Esquecer de tudo e de todos, de tão ruim que está a situação. Mas com D’us podemos voar!!!



Thiago Grulha – Super Herói

Eu sempre me achei tão comum, talentos pensava não ter
Sonhos eu não tinha nenhum, o meu valor eu não conseguia ver
Eu queria ser Super Herói, ter poderes para me transformar
Nos heróis a ferida não dói, e na tristeza eles podem voar

Eles podem voar, mas eu não sei voar
Eles podem voar, mas eu não sei voar

Meditei nas palavras que ouvi, de alguém que falava da fé
Os planos de D’us eu conheci, eu descobri oque de mim Ele quer
Ele quer que eu carregue a minha cruz, Ele quer pela não me guiar
Me tirando das trevas me levando para luz, Ele quer me ensinar a voar

Com Deus eu posso voar, com Deus eu posso voar

E o céus alcançar, voar é aprender a amar

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Amor de Deus

Filipenses 2. 5-11

Ap. Paulo faz uma demonstração do amor de Deus através de algumas comparações.
Mas antes ele nos dá uma lista de como procedermos. (vs 1-4)
1) Vanglória.
2) O outro é superior.
3) Umbigo comum.

Tudo isso é possível, assim como Ap Paulo foi imitador de Cristo (1 Cor. 11.1)
A apartir do vrs 5, o Ap. Paulo nos tras esse maior exemplo para aquilo q estava passando para os Filipenses, Jesus!
1) Ele não deixou a glória subir para a cabeça.
2) Tomou a forma de servo, servindo a todos.
3) Humilhou-se e obedeceu.

Mas sabe, tudo isso foi por AMOR!! Amor esse que não podemos entender.

"Que amor é esse que eu não entendo.
Maior que o amor de um pai, mais forte que o amor do homem, mais profundo que um amigo, é o Teu Amor.
Que amor é esse que eu não entendo.
Que conquistou meu coração, que quebrou minhas razões, que me esvaziou de mim, foi o teu amor." (Ricardo Robortella)

Amor esse que desde o principio foi demonstrado, começou lá atrás com Adâo e Eva, quando foram expulsos do Jardim do Édem.
Comeram do fruto do bem e do mal e foram expulsos para não comerem da árvore da vida. Deus nos amava e queria nos trazer de volta para Ele!!

As vezes passamos por problemas e culpamos Deus, mas Ele está simplesmente demonstrando seu amor para nós. Assim como foi com Adão e Eva, Deus não permitiu que comessem da Árvore da vida, pois sabia que se comessem nunca mais poderia nos ter de volta para Ele.

Esse é o amor de Deus, esse é o tamanho do seu amor, mesmo nós sendo pecadores, cabeçudos, teimosos, cheio de razões ... Ele vem e diz: TE AMO!!

Lucas 11.11 (amor de um pai)

E quanto a nós, será que estamos dispostos?
A aceitar esse amor?
A abrir mão do que achamos que é correto para recebermos da parte dele?
A olhar para os céus, abrir nossos braços e como uma criança dizer: TE AMO PAPAI!

"Te amo, te amo, te amo ... com todo o meu ser.

Eu irei onde queres que eu vá, farei o que queres que eu faça, e direi o que queres que eu diga com todo o meu ser" (Cristo Vivo)


Que Amor é Esse? (Clamor Pelas Nações)


Te Amo (Cristo Vivo)

sábado, 17 de novembro de 2012

Esforça-te e tem bom ânimo



Josué 1.1-9 (... esforça-te e tem bom ânimo ... pois estarei com você por onde quer que andar ...)

Podemos encontrar aqui duas situações:
ü  Esforço – relacionado com o físico (Contração simultânea de um sistema de músculos que tem por fim vencer uma resistência.);
ü  Ânimo – relacionado com a alma (Disposição de alma ou de espírito).
“Deus nos MANDA tomar essas duas posições: Esforçar e Ter Bom Ânimo, e promete: “... estarei com você por onde quer que andares ...”
Ele não está nos falando: Fiquem tranqüilos e sossegados .... e nem agora deixa comigo ....NÃO!!! Mas esforça-te e tem bom ânimo!!!!

Mateus 28.18-20 (... e Eu estarei com vocês até o fim dos tempos).

Novamente temos a promessa, dessa vez da parte de Jesus: Eu estarei com vocês ...
Jesus nos mandou ir!! E nos conforta com a promessa.

Juizes 6.11-16 (... o Senhor está com você, poderoso guerreiro...)

É essa a palavra para nós: PODEROSO GUERREIRO!!!
Ele nos adestra para a batalha... (Salmos 144.1 – “Bendito seja o Senhor, a minha Rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha.”)

Salmos 3.1 ( ... mas Tu Senhor és o meu escudo ...)

Deus é o nosso refúgio, escudo, nos ouve e responde, nos sustém, dá livramento e sua bênção!!!


Mas de nada adianta se não fizermos nossa parte ... esforçar e animar!!!!

Êxodo 14.15 (... porque clamas a mim Moisés? Diga ao povo que marche!)

ü  É necessário que façamos nossa parte – esforçar e ter bom ânimo;
ü  Tem hora para tudo debaixo do céu, hora de clamar e hora de agir;

O SENHOR É CONOSCO, POR ISSO MARCHE!!


Eu quero te servir, eu quero te obedecer ...


... “eu quero te servir, eu quero te obedecer, viver tua vontade, refletir tua verdade.
Te amar com minha vida, em tudo te adorar;
Mestre, Amigo, Amado Jesus!” ...
(Paulo Cesar Baruk – O Meu Querer – (Multiforme))

   Servir

O maior exemplo de servo!
Marcos 10.46 - ...” Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos"...

Quer servir?! Exerça seu dom.
I Pedro 4.10 ... ”Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” ...

Não podemos dizer que não temos dom.
I Corintios 12.7-11

   Obedecer

O maior exemplo de obediência!
Filipenses 2.8 ... ”E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” ...

Quer obedecer?! Ame.
                Mateus 22.37-40 ... ”Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" ...

   Adorar

Verdadeira Adoração
                João 4.23 ... “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura” ...


A única maneira de fazer dessa música verdade em nossa vida é:

Cristo vivendo em nós!
Gálatas 2.20 – “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.



segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

(http://www.youtube.com/watch?v=ZzFW3uFBZ1A)

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama. E aquele que me amar será amado por meu Pai, Eu também o amarei e me manifestarei á ele,” João 14.23

Temos uma chave para a manifestação de Jesus ... AMAR O PAI!!

Mas amar como? Tendo e guardando os mandamentos ... não basta apenas ter os mandamentos, é necessário guardar; somente assim estaremos amando o Pai, guardando tudo o que nos ensinou.

Quem pode? AQUELE ... toda e qualquer pessoa ...

O jovem rico tinha os mandamentos, mas, não os guardou no coração. Quando Jesus disse á ele “vai, vende tudo o que tem, dá aos pobres, e vem e segue-me” não foi capaz de fazer tal ato, pois, não guardou a palavra “amar a Deus acima de todas as coisas”.

A palavra “guardar” está relacionado com o sentido de zelo, não simplesmente guardar, mas, cuidar de uma forma especial, como se guardasse um tesouro, uma pedra preciosa, sempre lembrando do que está lá dentro da caixa (... e Ele vos fará lembrar de tudo o que vos tenho ensinado ...) ... assim deve ser os mandamentos, guardados, zelados no coração, não somente na mente e praticados.

Fazendo isso estaremos demonstrando amor para com Jesus, e amando Jesus o Pai nos amará, Jesus nos amará e se manifestará á nós!!

sábado, 25 de junho de 2011









João 16.33b

“... neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.”



Por vezes ouvimos esse versículo sendo usado por pessoas que, tentando “animar” os seus “seguidores”, o utiliza como os livros de auto-ajuda, ou como as palestras motivacionais, onde, as pessoas são induzidas a pensar e afirmar que o local de trabalho é o melhor local para se estar, que ir trabalhar é como ir á uma festa.

Amém, “a morte foi derrotada pela vitória” (I Cor 15.54; Is 25.8; Os 13.14; Hb 2.14), se Jesus venceu então temos por herança a vitória, mas, se fomos parar para pensar na segunda parte deste versículo, Jesus começa a nos “encorajar” de uma forma bem diferente: “Neste mundo vocês terão aflições”.

A palavra “aflição” pode ser encontrada como definição para no mínimo 27 substantivos, sendo eles:



Açoite;

Agonia;

Amargura;

Angústia;

Angustioso;

Ânsia;

Chaga;

Cruz;

Desespero;

Desolação;

Dolência;

Estorcer;

Luto;

Mortal;

Penar;

Pressa;

Remorso;

Tormento;

Trago;

Tribulação;

Tristeza ...



Enfim, aflição não é apenas uma “dor de barriga” qualquer que passamos, mas algo, que se realmente não tivermos a PAZ que Ele nos oferece não iremos conseguir prosseguir. João 14.27 “Deixo-lhes a paz; a minha paz vos dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se turbe os seus corações, nem tenham medo.”

Continuando o versículo 33 Jesus reafirma o que disse antes (João 14.27): “contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.”

Qual foi a vitória de Jesus sobre o mundo? A entrega de seu espírito na CRUZ, uma das definições de “aflição” que podemos encontrar. Jesus obteve a vitória em sua aflição. Ele entregou o seu Espírito, abriu mão da sua glória e semelhante a um homem se tornou, sendo obediente até a morte e morte de Cruz (Fp 2.5-9), e sua vitória foi: JESUS, nome sobre todo nome ... para a glória de Deus PAI.